segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Beethoven - Concertos para piano 1 e 4 - Lang Lang - Cristoph Eschenbach - Orquestra de Paris


Já o ouvi, de fio a pavio.
É um disco que vou ouvir mais vezes, com uma interpretação muito boa de Lang Lang.
Continuo a não perceber as razões do desagrado de alguns com as interpretações de Lang Lang (leiam-se, por exemplo, as críticas aos seus discos pelos leitores da Amazon). A principal acusação de que é alvo refere um nível técnico elevado que não encontra paralelo numa compreensão intelectual-cultural-racional da obra. No fundo, técnica sem alma. Ora, foi precisamente a percepção contrária que, desde as primeiras audições, me surpreendeu no pianista. Parece-me - ainda que, ocasionalmente, ceda a algum show-off (e quantos consagrados empolgados não o fizeram?) - um intérprete que pensa as obras e, à sua maneira, sente-as muito para além da técnica. Neste particular, continua a convencer-me bem mais do que o outro consagrado chinês, Yundi Li.
Não pode dizer-se que este seja um disco para cinco estrelas, mas, quanto a mim, são quatro estrelas seguras. Quanto à técnica, continuamos a encontrar a força, o som límpido, "as notas todas", claras e definidas e a aparente simplicidade dos segmentos de execução mais complexa.
Quanto ao "resto", e especialmente no que diz respeito ao quarto concerto (o mais difícil de interpretar), não será, eventualmente, a interpretação mais madura e profunda que já ouvi, mas é suficientemente interessante para vermos nela algo mais do que a demonstração técnica de um menino-prodígio.
A comprar. A ouvir. A repetir.

1 comentário:

Olavo Lüpia disse...

há que que reconhecer que aquele estilo folclórico do rapazola, a vestir e a tocar, entre o gay e o muito gay, não o favorece...
e, do pouco que conheço do rapaz, parece ter sempre aquela tendência para acelerar o tempo das peças.
também já tinha visto o mesmo tipo de críticas, mas num registo bem mais contundente (...), por parte dos utilizadores do You Tube.
a mim, soa bem, mas dou-me um grande desconto.